Search

Exoneração de Responsabilidade Global em Comunicações Eletrônicas

Esta mensagem foi elaborada pelos colaboradores da Divisão de Valores Mobiliários (Securities Division) de uma ou mais afiliadas do The Goldman Sachs Group, Inc. ("Goldman Sachs") e não é um produto da Divisão de Pesquisa Global (Global Investment Research). Não se trata de um relatório de pesquisa econômica e nem tem esse objetivo.

Confiança nas informações e risco: - Este material é para informação geral dos nossos clientes e é uma solicitação da área de derivativos em geral, apenas para o propósito de, e na medida em que poderia estar sujeito, de qualquer forma, aos Regulamentos CFTC 1.71 e 23.605. Este material não deve ser interpretado como uma oferta de venda ou uma solicitação de oferta de compra de qualquer valor mobiliário em qualquer jurisdição em que tal oferta ou solicitação seja ilegal. Não solicitamos nenhuma ação específica com base nesse material. Para os fins previstos nas normas e regulamentos dos Estados Unidos da América (“EUA”), este material não constitui uma recomendação e nem leva em consideração os objetivos de investimento, as condições financeiras ou as necessidades particulares de cada cliente. Antes de agir com base nas informações constantes deste material, você deve avaliar se este material é adequado considerando as suas circunstâncias particulares e, se necessário, procurar assessoria profissional. O preço e o valor dos investimentos citados neste material, bem como os seus rendimentos, podem diminuir ou aumentar, e os investidores podem incorrer em prejuízos em quaisquer investimentos. O desempenho passado não é um guia para o desempenho futuro. Retornos futuros não são garantidos, sendo possível ocorrer a perda do capital original. Não oferecemos assessoria fiscal, contábil ou jurídica aos nossos clientes e todos os investidores são aconselhados a consultar seus assessores fiscais, contábeis ou jurídicos a respeito de qualquer potencial investimento. O material baseia-se em informações que consideramos confiáveis, mas não garantimos que ele seja preciso, completo e/ou que esteja atualizado, e, portanto, não deve ser considerado ou utilizado como se tal fosse. As opiniões expressas são nossas opiniões atuais na data constante deste material e representam apenas as opiniões do seu autor e não as do Goldman Sachs, salvo indicação expressa em contrário.

Aviso sobre Riscos relacionados a Mercados de Futuros, Opções, Equity Swaps e Derivativos, além de Valores Mobiliários Sem Grau de Investimento e ADRs: - Certifique-se de que leu e entendeu o documento atual de aviso sobre os riscos relativos aos mercados de opções, futuros e valores mobiliários, antes de realizar qualquer dessas operações. Os documentos de aviso atuais sobre os riscos relativos aos mercados de opções, futuros e de valores mobiliários listados nos EUA estão disponíveis com os nossos representantes de vendas ou em http://www.theocc.com/components/docs/riskstoc.pdf, http://www.goldmansachs.com/disclosures/risk-disclosure-for-futures.pdf e em http://www.nfa.futures.org/NFA-compliance/publication-library/security-futures-disclosure.pdf, respectivamente. Determinadas operações - inclusive aquelas envolvendo futuros, opções, equity swaps e outros derivativos, além de valores mobiliários sem grau de investimento - geram riscos substanciais e não estão disponíveis nem são adequadas para todos os investidores. Em caso de dúvidas sobre a sua elegibilidade para participar dessas operações com o Goldman Sachs, contate o seu representante de vendas. Os valores mobiliários vinculados a moeda estrangeira estão sujeitos a flutuações nas taxas de câmbio, que podem ter efeito adverso sobre o valor ou preço, ou rendimento derivado, do investimento. Ademais, os investidores de valores mobiliários tais como ADRs, cujos valores são influenciados por moedas estrangeiras, assumem efetivamente o risco cambial.

Aviso sobre os Riscos Especiais relacionados a Fundos de Investimento Negociados em Bolsa de Valores (Exchange-Traded Funds - "ETFs") e Notas Negociadas em Bolsa de Valores (Exchange-Traded Notes - "ETNs"): - Na medida em que esta comunicação contenha informações relativas a ETFs ou ETNs, considere os objetivos, riscos, encargos e despesas decorrentes do investimento em ETFs e ETNs cuidadosamente antes de investir. Cada ETF e ETN registrado nos Estados Unidos da América possui uma declaração de registro (incluindo um prospecto) protocolada junto à comissão de valores mobiliários dos Estados Unidos da América (Securities and Exchange Commission – “SEC”) que contém esta e outras informações sobre o ETF ou ETN, conforme aplicável. Antes de investir em um ETF ou ETN, obtenha e leia atentamente o prospecto constante da declaração de registro e outros documentos que o emissor tenha protocolado junto à SEC para informações mais completas sobre o produto. Esses documentos podem ser obtidos gratuitamente, visitando a página EDGAR disponível no site da SEC, www.sec.gov. Alternativamente, é possível obter uma cópia do prospecto de cada ETF e ETN mencionado nesses materiais mediante (i) contato com o representante de vendas do Goldman Sachs, ou (ii) solicitação, por meio de ligação gratuita para o número 1-866-471-2526, ou (iii) envio de solicitação por e-mail, para Prospectus-ny@ny.email.gs.com, por fax, para o número (212) 902-9316, ou por meio de carta enviada ao Goldman Sachs, 200 West Street, NY, NY 10282, aos cuidados do Prospectus Department (Departamento de Prospecto).

ETFs são resgatáveis apenas no tamanho da Unidade de Criação agregada e podem não ser resgatáveis individualmente; ser resgatáveis apenas por meio de Participantes Autorizados; ou serem resgatáveis somente "em espécie". O preço de negociação pública de um lote resgatável dos ETFs pode ser diferente do seu valor patrimonial líquido. Esses ETFs podem ser negociados com desconto ou prêmio em relação ao valor patrimonial líquido. Existe sempre o risco elementar de queda nos preços das ações, o que pode causar prejuízos ao seu investimento.

Alguns ETFs e ETNs alavancados e inversos são "redefinidos" diariamente, o que significa que eles são projetados para atingir diariamente os seus objetivos declarados. Nesse sentido, realizam diariamente uma perda ou um ganho, que é o múltiplo (para ETFs e ETNs alavancados) ou o inverso (para ETFs e ETNs inversos) da performance naquele dia do índice ou benchmark subjacente do ETFs ou ETNs. Por esse motivo, se eles forem mantidos por um período superior a um dia, sua performance em períodos mais longos pode diferir significativamente do múltiplo da performance (ou do inverso da performance) apresentada por seu índice ou benchmark subjacente durante o mesmo período de tempo. Este efeito pode ser ampliado em mercados voláteis. Antes de realizar uma operação com ETF alavancado ou inverso, esteja ciente dos riscos gerais associados a tais operações. Não realize operações com ETF alavancado ou inverso, a menos que entenda a natureza e a extensão do risco a que está exposto. Cerifique-se de que a operação com ETFs alavancados ou inversos é adequada para o seu caso, à luz de suas circunstâncias e condições financeiras.

Os ETFs e ETNs que estão ligados ao mercado futuro de commodities não oferecem exposição direta ao preço à vista da commodity e podem ter uma performance diferente em relação ao preço à vista da commodity em si. O diferencial da performance pode ser ampliado caso persista no mercado certa condição, para uma commodity, que crie uma disparidade entre preços futuros a curto prazo e preços futuros a longo prazo, podendo levar a resultados de performance inesperados. Outros fatores, tais como rendimento de rolagem ("roll yield"), custos da transação, taxas de administração e impostos podem gerar desvios de performance entre o preço à vista e o de preço de futuros das commodities. Não presuma que um ETF ou ETN vinculado ao mercado futuro de commodities proporcionará uma proteção (hedge) efetiva devido à correlação negativa com ações ou com outras classes de ativos. Esteja sempre ciente dos riscos gerais associados à realização de investimentos no mercado de commodities e no mercado de futuros, antes de investir em um ETF ou ETN que esteja vinculado ao mercado futuro de commodities.

Práticas de Manuseio de Ordens de Derivativos Listados e de Derivativos de Balcão: Ainda que as suas ordens de derivativos (por exemplo, opções, bonds conversíveis, garantias ou ações preferenciais) estejam sob a guarda do Goldman Sachs, o Goldman Sachs ou seus clientes podem vir a negociar o mesmo produto ou produtos relacionados, inclusive podendo realizar operações com os valores mobiliários subjacentes. Embora essa atividade de negociação não esteja relacionada à sua ordem, ela poderá coincidentemente afetar o preço do derivativo que estiver comprando ou vendendo.

Não avaliação: - Os valores aqui apresentados não são avaliações de clientes e não devem ser utilizados no lugar de uma demonstração de avaliação de cliente ou de um extrato de conta. Esses valores podem não refletir o valor das posições realizadas/indicadas nos livros e registros do Goldman Sachs ou de suas afiliadas e não devem ser considerados para a manutenção de seus livros e registros ou para quaisquer objetivos fiscais, contábeis, jurídicos, dentre outros. As informações aqui fornecidas não suplantam quaisquer demonstrações, confirmações ou outras notificações similares de clientes.

Aviso sobre Conflito de Interesse: - Goldman Sachs é uma firma full-service, prestadora de uma ampla gama de serviços, incluindo serviços de banco de investimento, gestão de ativos e de corretagem. Os profissionais que elaboraram este material são remunerados em parte com base na rentabilidade e lucros obtidos pelo The Goldman Sachs Group, Inc.,o que inclui os lucros obtidos com atividades de negociação de valores mobiliários, operações de mercado de capitais, operações de banco de investimento, dentre outras atividades. Tais profissionais, juntamente com representantes da área de vendas, da área de trading, dentre outros, podem produzir comentários verbais ou escritos sobre o mercado, ou estratégias de negociação para nossos clientes que reflitam opiniões contrárias àquelas aqui expressas ou às opiniões divulgadas nos relatórios de pesquisa econômica divulgados pela Divisão de Pesquisa Global e os nossos segmentos de formação de mercado (market making), investimentos e empréstimos podem tomar decisões de investimento que sejam inconsistentes com as opiniões aqui expressas. Ademais, os profissionais que prepararam este material também podem produzir material para, e de tempos em tempos, assessorar, ou, de outra forma, fazer parte de nossas mesas proprietárias de operações que negociam em nome do Goldman Sachs os valores mobiliários mencionados neste material. Assim sendo, este material não é independente em relação aos nossos interesses em atividades de formação de mercado, investimentos e de empréstimo, sendo possível que tais atividades conflitem com os seus interesses. O Goldman Sachs e suas afiliadas, administradores, diretores e funcionários, inclusive pessoas envolvidas na preparação ou emissão deste material, podem de tempos em tempos ter posições compradas ou posições à descoberto, atuar em nome próprio em, e comprar ou vender valores mobiliários ou derivativos (inclusive opções) de, atuar como formador de mercado (market maker) ou especialista em, e atuar como diretor de, empresas mencionadas neste material. Adicionalmente, o Goldman Sachs pode ter participado na oferta pública de valores mobiliários na qualidade de manager ou co-manager de qualquer de tais companhias nos últimos três anos.

Não é Fiduciário: - Na medida em que este material for fornecido para compor um plano de benefícios de funcionários ou para suas respectivas pensões, sujeitos à Lei de Segurança do Rendimento de Aposentadoria, de 1974, conforme alterada (Employee Retirement Income Security Act - ERISA) ou à Seção 4975 do Código da Receita Federal, de 1986, conforme alterado (Internal Revenue Code - Código) (cada um, um "Investidor do Plano de Benefícios"), ao aceitar este material, considera-se que tal Investidor do Plano de Benefícios tenha declarado, garantido e tomado ciência que (1) o Investidor do Plano de Benefícios é representado por um fiduciário independente em relação ao Goldman Sachs e suas afiliadas ("Fiduciário Independente"), (2) o Fiduciário Independente é um banco (conforme definido na seção 202 da Lei de Consultores de Investimentos, de 1940 (Investment Advisers Act )) ou instituição similar que seja regulada, supervisionada e esteja sujeita a exames periódicos de órgão estadual ou federal; uma operadora de seguros que esteja qualificada de acordo com as leis de mais de um estado para realizar os serviços de administração, aquisição ou alienação de ativos do plano; um consultor de investimentos registrado nos termos da Lei de Consultores de Investimentos ou, se não registrado como consultor de investimentos nos termos da referida lei sob o parágrafo (1) da seção 203A, que registrado como consultor de investimentos de acordo com as leis do estado em que mantém sua sede e local de trabalho; uma corretora registrada sob a Lei da Bolsa de Valores Mobiliários, de 1934 (Securities Exchange Act); ou um Fiduciário Independente que detenha ou tenha sob seu gerenciamento ou controle total ativos de pelo menos US$ 50 milhões; (3) O Fiduciário Independente é capaz de avaliar os riscos de investimento de forma independente, tanto de modo geral quanto em relação às informações contidas neste material; (4) O Fiduciário Independente é um fiduciário sob a ERISA e/ou sob o Código em relação às, e é responsável pelo exercício de julgamento independente na avaliação das, informações contidas neste material; (5), o Goldman Sachs e as suas afiliadas não se comprometem a dar conselhos de investimento imparciais ou a aconselhar na capacidade de fiduciário, no que se refere às informações contidas neste material ou quaisquer decisões de investimento subsequentes do Investidor do Plano de Benefícios; e (6) qualquer interesse financeiro do Goldman Sachs e suas afiliadas estão ou foram divulgados. Na medida em que este material for fornecido a qualquer outro destinatário, ele é fornecido exclusivamente com base no fato de que o destinatário tem a capacidade de avaliar de forma independente o risco do investimento e está exercendo um julgamento independente na avaliação das decisões de investimento na medida em que suas decisões de investimento serão baseadas em sua própria avaliação independente das oportunidades e riscos apresentados em um possível investimento, fatores de mercado e outras considerações quanto ao investimento.

Não é um consultor municipal: - Exceto nos casos em que o Goldman Sachs concorda expressamente por escrito em sentido contrário, o Goldman Sachs não atua como consultor municipal e as opiniões ou ideias aqui contidas não se destinam a ser, e não constituem, assessoria, inclusive para fins da Seção 15B da Lei da Bolsa de Valores Mobiliários, de 1934 (Securities Exchange Act).

Pessoas Jurídicas Disseminando este Material: - Este material é divulgado na Austrália pelo Goldman Sachs Australia Pty Ltd (ABN 21 006 797 897); no Canadá, pelo Goldman Sachs Canada Inc. ou pelo Goldman Sachs & Co. LLC; em Hong Kong pelo Goldman Sachs (Asia) L.L.C. ou pelo Goldman Sachs Asia Bank Limited, um banco de licença restrita; no Japão, pelo Goldman Sachs Japan Co., Ltd.; na República da Coreia pelo Goldman Sachs (Asia) L.L.C., filial de Seul; na Nova Zelândia pelo Goldman Sachs New Zealand Limited; em Cingapura pelo Goldman Sachs (Singapore) Pte. (Número da empresa: 198602165W), pelo Goldman Sachs Futures Pte. Ltd (Número da empresa: 199004153Z) ou pela J.Aron & Company (Singapore) Pte (Número da empresa: 198902119H); na Índia pelo Goldman Sachs (India) Securities Private Limited, filial de Mumbai; na Irlanda pelo Goldman Sachs Bank (Europe) Public Limited Company; na Europa pela Goldman Sachs International ("GSI"), salvo indicação em contrário; na França pelo Goldman Sachs Paris Inc. et Cie e/ou GSI; na Alemanha pela GSI e/ou Goldman Sachs AG; nas ilhas Cayman pelo Goldman Sachs (Cayman) Trust, Limited; no Brasil pelo Goldman Sachs do Brasil Banco Múltiplo S.A.; e nos Estados Unidos da América pelo Goldman Sachs & Co. LLC (que é membro da FINRA, NYSE e SIPC) e pelo Goldman Sachs Bank USA. Informações sobre o SIPC, inclusive sobre a brochura SIPC, podem ser obtidas contatando o SIPC (site: - http: //www.sipc.org/; telefone: 202-371-8300) A GSI, autorizada pela Autoridade de Regulação Prudencial (Prudential Regulation Autority - "PRA") e regulada pela Autoridade de Conduta Financeira (Financial Conduct Authority - "FCA") e pela PRA, aprovou este material para distribuição no Reino Unido e na União Europeia. A GSI, cujo escritório localiza-se em Peterborough Court, 133 Fleet Street, Londres EC4A 2BB, consta no registro da FCA (número de registro: 142888). A GSI está registrada como Private Unlimited Company na Inglaterra e no País de Gales (número da empresa: 2263951) e seu número de registro VAT é GB 447 2649 28. A GSI está sujeita às regras e diretrizes da FCA e da PRA, cujos detalhes podem ser encontrados nos sites da FCA e da PRA em www.fca.org.uk e www.bankofengland.co.uk/pra. A FCA localiza-se na 25 The North Colonnade, Canary Wharf, Londres E14 5HS, e a PRA está localizada no Bank of England, 20 Moorgate, Londres EC2R 6DA. A menos que a lei local permita de forma diversa, uma unidade do Goldman Sachs em sua jurisdição de origem deve ser contatada, caso queira utilizar nossos serviços para realizar operação com os valores mobiliários mencionados neste material. Este material não deve ser distribuído para clientes de varejo, termo este definido conforme a Diretriz de Instrumentos Financeiros dos Mercados da União Europeia (2014/65/UE) (The European Union Markets in Financial Instruments Directive), e quaisquer investimentos, inclusive derivativos, mencionados neste material não serão disponibilizados por nós para qualquer cliente de varejo.

Reprodução e redistribuição: - Sem a nosso consentimento prévio e por escrito, é vedado (i) copiar, fotocopiar ou duplicar de qualquer forma e por qualquer meio, ou (ii) redistribuir, qualquer parte deste material. Não obstante qualquer disposição em contrário contida no presente, e exceto quando necessário para cumprir com a legislação aplicável em matéria de valores mobiliários, você (e cada um de seus empregados, representantes e outros agentes) pode divulgar a todas e quaisquer pessoas o tratamento tributário da Receita Federal e Estadual dos EUA e a estrutura tributária da operação e todos os materiais de qualquer tipo (inclusive opiniões e outras análises tributárias) que lhe são fornecidos relativos a esse tratamento e estrutura tributários, sem que o Goldman Sachs imponha qualquer limitação de qualquer tipo.

Vedação à Subsequente Disseminação.- Na medida em que esta comunicação contém informações de preços do Goldman Sachs, tais informações de preços são de propriedade do Goldman Sachs e/ou confidenciais e são fornecidas apenas para o uso interno do(s) destinatário(s) pretendido(s). Fica determinado que qualquer uso, disseminação, distribuição ou cópia não autorizadas desta comunicação ou de seus conteúdos, inclusive informações de preços, no todo ou em parte, são estritamente proibidos. Ademais, a menos que proibido pela lei local, qualquer uso, revisão ou aceite desta informação está sujeito ao, e manifesta o seu acordo com, a utilização pelo Goldman Sachs dessas informações, estritamente de acordo com os termos estabelecidos acima. O Goldman Sachs lhe concedeu acesso a estas informações de propriedade do Goldman Sachs sob o pressuposto de que está resguardado por esse acordo.

Recebimento de Ordens: - Uma ordem enviada ao Goldman Sachs por e-mail ou por mensagem instantânea não é considerada recebida pelo Goldman Sachs até que um representante do Goldman Sachs verifique os detalhes da ordem por meio de ligação telefônica para o cliente ou reconheça o recebimento da ordem através de e-mail ou mensagem instantânea enviada para o cliente.- O Goldman Sachs não aceita ordens de clientes enviadas via fax ou sistemas de correio de voz.

Benchmarking: - O Goldman Sachs pode, de tempos em tempos, fornecer dados de comissões/ordens de clientes e métricas internas de vendas de clientes para fornecedores terceirizados, para fins de benchmarking e de análises similares de participação no mercado.

Gravação Telefônica: - As conversas telefônicas com os colaboradores do Goldman Sachs podem ser gravadas e armazenadas.

Termos Indicativos/Níveis de Preços: - Este material pode conter apenas indicativos, inclusive, mas não limitada a, de níveis de preços. Não há declaração de que qualquer operação possa ou poderia ter sido realizada com tais termos ou preços. Os termos e condições propostos são somente para fins de discussão. Os termos e condições finais estão sujeitos a discussões e negociações posteriores.

 

© 2018 Goldman Sachs. Todos os direitos reservados.